5-cuidados-essenciais-com-o-uso-de-detergente-lavaloucas.jpeg

5 cuidados essenciais com o uso de detergente lava-louças

A hora de lavar louças faz parte do cotidiano de quem precisa cuidar da casa. O que muitas vezes acaba passando despercebido para algumas pessoas é que existe uma forma correta de realizar essa atividade doméstica tão costumeira.

Além disso, certos cuidados precisam ser tomados em relação ao principal produto utilizado nesses momentos: o detergente lava-louças.

Se você se interessa pelo assunto e quer ter uma rotina mais consciente, continue lendo o post e fique por dentro das 5 dicas que listamos para ajudá-lo!

1. Utilize a máquina corretamente

Quem faz uso da máquina lava-louças deve ficar atento para não inserir o detergente no local errado. As máquinas geralmente são fabricadas com um compartimento especialmente designado para essa função.

Caso você jogue o produto de maneira aleatória lá dentro, pode prejudicar o funcionamento do eletrodoméstico. Isso seria horrível, não é mesmo? Então tome cuidado!

Lembre-se de jamais usar sabão em pó, feito para lavar roupas, dentro dessas máquinas. Por conta de sua composição, ele pode danificar o aparelho.

Outro ponto a ser notado é a necessidade de levar peças mais delicadas à mão, tendo em vista que alguns riscos podem aparecer. O manual do fabricante é seu amigo nessas horas, porque ele mostra todas as especificações que você deve saber.

2. Seja consciente com o detergente lava-louças

Um pouco de consciência ambiental não faz mal a ninguém. Afinal, não custa nada cuidar do lugar no qual vivemos.

Levando isso em conta, evite utilizar o detergente lava-louças como se não houvesse amanhã. A maioria dos fabricantes produz detergentes cujos componentes são derivados do petróleo, que é uma matéria-prima não renovável.

Tais fórmulas são bastante nocivas ao meio ambiente, porque chegam aos nossos rios e não se dissolvem. Pelo contrário: elas formam uma espécie de barreira tóxica que polui a água por meio da espuma.

As camadas de sujeira impedem a entrada de luz nos corpos d´água, processo vital para os organismos subaquáticos. Como consequência, as aves aquáticas e os peixes são diretamente afetados.

Sendo assim, eles fazem um mal direto à saúde humana e ainda dificultam a vida das próximas gerações, que terão de lidar com um planeta absolutamente poluído, repleto de contaminações.

Ao utilizá-lo conscientemente, você ainda poupa o seu bolso: usando menos, sobra mais para depois. Seguindo essa simples lógica será possível ajudar a Terra e gastar uma quantia menor de dinheiro.

3. Fique de olho na sua saúde

Infelizmente, não são só os rios de sua cidade que sofrerão com a utilização indevida dos detergentes convencionais. A sua saúde também corre um sério risco.

As fragrâncias artificiais, usadas para dar perfume aos produtos tradicionais, podem gerar problemas às vias respiratórias, às mãos, aos braços e às unhas.

Se você já sentiu sua pele ressecar após lavar as louças, saiba que isso é um sinal de irritação. Vermelhidão em excesso, coceira e a aparição de bolinhas também são indícios, assim como espirros contínuos e outras manifestações alérgicas.

Outras manifestações como o inchaço de algumas partes do corpo e a dificuldade para respirar também são recorrentes.

Se alguma dessas irritações aparecer em você ou em alguém de sua família, é preciso procurar um médico imediatamente. Só ele pode dar um diagnóstico correto do ocorrido.

3.1 Utilize produtos hipoalergênicos

Foi pensando nessas complicações que os produtos hipoalergênicos de base vegetal foram inventados. Eles não contêm alérgenos, que irritam os poros da pele. 

O hipoalergênico de base vegetal também evita aquele velho drama da ingestão acidental ou do contato com os olhos. Eles não possuem agentes corrosivos e têm uma taxa de toxicidade regulamentada por normas rígidas e oficiais.

Portanto, quem é alérgico não pode se dar ao luxo de tentar a sorte e usar quaisquer itens de limpeza. Recorrer a acessórios cujas composições são naturais não é uma frescura, mas sim um investimento importante na sua qualidade de vida.

Quem não tem alergias também precisa de prevenção, já que nossas peles mudam com o passar do tempo. A exposição frequente às substâncias químicas agressivas sempre é prejudicial de alguma forma.

É melhor se prevenir perante a causa do que ter gastos com antialérgicos e consultas em médicos a fim de remediar o problema.

4. Previna-se dos agrotóxicos

Todos nós somos instruídos a fazer uma boa lavagem de frutas, legumes e verduras antes de comê-los. A prática é essencial para retirar sujeiras físicas ou possíveis bichinhos que estejam por ali.

Lavar os alimentos é um costume indispensável, porém não resolve todos os problemas que eles podem nos trazer.

Os agrotóxicos são sustâncias químicas utilizadas em produtos de origem agrícola. Eles alteram a composição do alimento para protegê-lo de pragas e outras danos. No entanto, no organismo humano, causam estrago.

A lavagem simples, com água corrente, não serve para retirar os agrotóxicos da comida. Nesses momentos, os detergentes são nossos amigos, já que podem retirar até 70% dos resíduos prejudiciais.

Contudo, há uma ressalva: caso o lava-louças em questão não seja de base vegetal  o efeito tende a ser reverso, uma vez que não é bom para o nosso corpo ingerir aquilo que um detergente composto de ingredientes não naturais deixa nas comidas.

5. Pense antes de fazer

Organizar bem a louça antes de lavá-la pode até parecer uma bobagem, mas não é. Isso possibilitará que você economize água e detergente.

O ideal é sempre lavar os objetos que estão menos sujos antes. Assim, você não distribui a gordura entre aqueles que não precisam de muita limpeza.

Manter boas práticas relacionadas à sustentabilidade também é uma indicação proveitosa. Aos poucos, você colaborará com o estado de conservação do planeta e reduzirá seus gastos com produtos.

Para deixar sua casa limpa e cheirosa não é necessário fazer grandes truques. Basta combinar consciência à praticidade. A saúde da sua família também agradece.

Agindo dessa forma e tomando os cuidados necessários, você também fará melhor uso do detergente lava-louças. Afinal, cuidar da própria rotina é uma excelente maneira de se prevenir.

Você gostou dessas dicas? Quer receber outras informações preciosas em seu e-mail? Assine a nossa newsletter para saber mais sobre como ter uma vida sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This