6-dicas-para-limpar-vidros-com-seguranca.jpeg

6 dicas para limpar vidros com segurança

Janelas limpíssimas e espelhos que mais parecem cristais de tão brilhantes parecem milagre, não é mesmo? Na verdade, esse resultado é conquistado apenas com uma limpeza correta, sem milagres, e você também pode fazer isso aí na sua casa. E o melhor: sem perder horas e horas limpando. Afinal, na correria do dia a dia é preciso otimizar o tempo.

Limpar vidros não é nenhum bicho de sete cabeças, basta seguir algumas dicas práticas para tornar essa tarefa bem mais fácil. E então, está pronta? Vamos lá!

1. Escolha o produto de limpeza ideal para cada situação

Um dos passos fundamentais para limpar as superfícies em vidro corretamente, é identificar os produtos adequados para cada tipo de sujeira que podem acumular nelas. Por exemplo, em uma cozinha os vidros podem acumular gorduras e nas salas, poeira.

Além disso, é importante escolher os produtos de limpeza certos e descartar o uso de produtos corrosivos, pois eles desgastam o material do vidro, principalmente espelhos, e ainda podem ressecar suas mãos ou causar alergias. Alguns dos famosos limpa-vidros comuns podem deixar os vidros com um filme e também serem prejudiciais ao meio ambiente.

Uma boa saída para minimizar danos à natureza, evitar alergias e ter uma excelente limpeza das suas superfícies de vidro, são os produtos biodegradáveis de base vegetal. Com agentes mais leves e sustentáveis, é possível conseguir a mesma qualidade de limpeza, de maneira eficiente e sem riscos. Dê uma chance a eles! 

2. Fique atenta à secagem do vidro

Durante a limpeza, a secagem correta é essencial para dar aquele efeito cristalino no vidro. O mais indicado é que você vá fazendo isso por partes, começando sempre de cima. Movimentos verticais alternados com os horizontais dão um acabamento melhor. É importante escolher também o material que vai usar para a secagem. Veja alguns exemplos!

Pano

O pano seco, passado por último na limpeza, dá o toque final desejado. Opte por tecidos que não soltam fiapos ou pelinhos e tenham uma boa capacidade absorvente. Flanelas e panos em microfibra são bem recomendados para essa tarefa.

Jornal

Jornal amassado é mito: isso mesmo! Esqueça esse truque do jornal, pois além de não contribuir de fato para o brilho do vidro, com o passar do tempo, a tinta que vai se soltando estraga as superfícies em vidro.

Papel toalha

É o ideal para substituir o jornal. É o papel toalha que vai dar aquele efeito lindo de brilho no seu espelho e nos demais vidros da casa. Sem tinta soltando e sem sujeira.

Assim que você retirar os produtos de limpeza, seque imediatamente a superfície. E atenção: para que as estruturas de vidro tenham uma durabilidade maior, deixe-as sempre bem secas. O excesso de umidade corrói a estrutura interna, principalmente espelhos, causando danos com o tempo.

3. Monte um kit básico para limpar vidros 

Para executar bem a limpeza dos vidros da sua casa e deixá-los com aquele brilho especial, é indispensável que você tenha em sua dispensa equipamentos básicos, como:

  • Rodo: para retirar o excesso de água; 
  • Esponja: macia para retirar sujeiras mais resistentes;
  • Pano (úmido): para espalhar os produtos de limpeza;
  • Pano seco: para deixar a superfície bem sequinha;
  • Papel toalha: para dar aquele brilho.

4. Evite produtos corrosivos e materiais ásperos

De um modo geral, na hora de realizar a limpeza de vidros e espelhos, o principal é evitar corrosões e arranhões. Esses são os principais danos que a superfície pode sofrer em um processo de limpeza. Então, passe longe de:

  • Produtos químicos fortes e corrosivos: eles funcionam para retirar a sujeira, mas com o tempo deixam a superfície porosa e reduzem a durabilidade do vidro.
  • Esponjas de aço: são materiais ásperos e que arranham o vidro. Dependendo do uso, pode deixar danos bem visíveis e isso vai acabar com a beleza do seu espelho.
  • Vassouras: assim como as esponjas de aço, as vassouras não são recomendadas. As de piaçava então, fazem um grande estrago. Mesmo que você coloque um pano, ainda não é suficiente para evitar os arranhões.

E mesmo que a sujeira esteja bem incrustada, nunca use facas ou outros objetos para raspar o vidro. Passe uma esponja macia e vá removendo com os materiais de limpeza.

5. Pense na sua segurança

Ao limpar vidros, em locais altos, é preciso tomar cuidados extras. Fique atenta ao uso de bancos e cadeiras. É mais seguro você usar uma escada, com proteção antiderrapante.

Verifique também se água ou os produtos de limpeza não respingaram no chão, já que isso pode deixá-lo escorregadio e causar quedas.

Em caso de janelas sem grade, tenha atenção redobrada e nunca se pendure na parte externa. Opte por rodos ou outros suportes para alcançar toda a extensão do vidro.

6. Conheça alguns truques 

Além das dicas acima, temos ainda alguns truques para tornar a limpeza dos vidros mais rápida e fácil, que junto às outras dicas vão garantir um ótimo resultado. Anote aí:

  • Antes de aplicar líquidos no vidro, retire a poeira com um espanador ou pano seco;
  • Não coloque o produto de limpeza direto no vidro. Espalhe com um pano ou esponja;
  • Prefira limpar os vidros em dias mais úmidos ou frios. Nos dias quentes eles secam muito rápido e por isso podem ficar manchados;
  • Sempre que terminar o banho, seque o espelho e o box. Principalmente as bordas;
  • Nunca deixe resíduos de produtos nos espelhos e vidros, retire os excessos. 

Viu só como dá para ter vidros lindos e brilhantes sem gastar o dia todo, sem correr riscos de estragar a superfície e sem prejudicar o meio ambiente? Limpar vidros é mais fácil do que parece, e com essas dicas sua casa vai ficar ainda mais bonita, elegante e agradável.

Como dissemos, é muito importante pensar na composição dos produtos de limpeza e no impacto que eles têm no meio ambiente.

Deixamos então um convite para que você conheça os produtos da BioWash. Todos são feitos com matéria prima de base vegetal e são biodegradáveis. Temos a certeza de que vão fazer a diferença no seu dia a dia e de sua família. Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This