7-dicas-para-tirar-manchas-das-roupas-de-forma-ecologica-e-sustentavel.jpeg

7 dicas para tirar manchas das roupas de forma ecológica e sustentável

A vida corrida nos faz buscar alternativas mais práticas e funcionais para as tarefas do dia a dia. Está cada vez mais difícil encontrar tempo para conciliar as tarefas domésticas, profissionais e ainda encontrar a diversão. Por isso, é importante ficar ligado em tudo o que pode “adiantar a nossa vida” como, por exemplo, dicas para tornar as tarefas domésticas mais dinâmicas.

Neste sentido, os eletrodomésticos vieram para facilitar a vida de quem cuida da casa. A máquina de lavar, por exemplo, é uma super aliada do lar e poupa bastante o tempo e as mãos das pessoas que lavam roupa em casa. Porém, por mais eficiente que seja a máquina, é comum que aquela mancha mais difícil continue na roupa mesmo depois de um ciclo de lavagem completo. Nesta hora, é importante saber o produto certo a ser usado para tirar manchas das roupas.

Quem tem crianças em casa, por exemplo, deve dar uma atenção especial aos produtos usados para cuidar das roupas que, geralmente, são mais delicadas e, eventualmente, aparecem com uma “mancha nova”, fruto de alguma brincadeira ou comida. Para quem é alérgico a produtos de limpeza, é importante saber o que usar. Produtos de base vegetal, naturais e biodegradáveis podem ser aliados no controle da alergia.

Mas, para quem está sem tempo de buscar o melhor produto nas prateleiras dos mercados, separamos 7 dicas para tirar manchas das roupas com produtos que você, provavelmente, tem em casa ou acha com facilidade no comércio. Estas formas de tirar manchas das roupas são sustentáveis e ecológicas.

Lembrando que para qualquer tipo de mancha é importante removê-la assim que ela ocorre, pois quanto mais tempo ela ficar na roupa, mais ela vai penetrar nas fibras dos tecidos e, assim, retirá-la vai se tornando mais difícil. Então, vamos deixar de papo e mãos à obra!

1. Vinagre

O vinagre é um líquido obtido por meio da fermentação do ácido presente em bebidas como o vinho ou em algumas frutas, como a maçã, por exemplo. Ele é usado na gastronomia como condimento no preparo de muitas comidas. Além disso, você sabia que o vinagre é capaz de tirar manchas das roupas? Aliado com outros produtos ele pode tirar manchas difíceis.

Para remover manchas super difíceis como a de graxa, por exemplo, o vinagre é usado aliado ao bicarbonato de sódio. Em um recipiente limpo, coloque o bicarbonato e vá adicionando o vinagre aos poucos. A quantidade dos dois produtos vai depender da extensão da mancha, mas é importante que a mistura fique com consistência de pasta. Daí é só aplicar em cima da mancha e aguardar alguns minutos. Enxágue em seguida.

2. Bicarbonato de Sódio

Parece aula de química, e é quase isso! O carbonato ácido de sódio, mais conhecido como bicarbonato de sódio, é um dos itens mais versáteis para se ter em casa. Ele está presente como ingrediente culinário, como aliado na higiene bucal e até para eliminar odores e manchas de roupas. A pasta de bicarbonato e vinagre, como vimos anteriormente, é um ótimo agente para tirar manchas de roupas.

Use esta mistura para remover manchas de sangue seco em roupas, por exemplo. Caso a mancha tenha acabado de ocorrer, lave a peça com água e sabão e só use o bicarbonato se a mancha persistir. Isto porque ele é um produto abrasivo e seu uso em tecidos pode danificar a fibra.

3. Sabão neutro

O sabão neutro é uma solução super simples e eficiente na remoção de algumas manchas superficiais. Quem tem sensibilidade ao produto deve dar preferência a produtos biodegradáveis e hipoalergênicos, de base vegetal com fórmula que minimiza a ocorrência de alergias. Use o sabão neutro para remover manchas de caneta em roupas, esfregando um algodão com o produto sobre a mancha.

O sabão também é indicado para tirar manchas de tinta óleo em roupas. Para isso, em um copo de água morna, misture uma colher de chá de detergente e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, enxágue com água fria. Já em tecidos escuros é possível remover a mancha usando um pouco de leite quente em cima da mancha e enxaguar com água e sabão neutro.

4. Limão

Esta fruta é tão eficaz na remoção de manchas que tempos atrás era usado como base para a produção de detergentes. As substâncias ácidas presentes no limão são usadas não só em roupas, mas também na remoção de manchas em carros! Para tirar manchas de mofo em roupas brancas, por exemplo, aplique o suco em conjunto com vinagre branco e deixe agir no sol por algumas horas. Enxágue em seguida, tomando cuidado para não misturar com roupas coloridas.

5. Talco

O talco é muito eficaz para remover manchas gordurosas, pois ele “suga” a substância do tecido, absorvendo grande parte do produto. Use o talco em roupas coloridas para tirar manchas de gordura. Para isso, basta polvilhar o material em cima da mancha ainda úmida. Atenção! É importante que a mancha esteja “fresca”. Caso a mancha esteja seca, este produto não será tão eficaz.

6. Água Oxigenada

A água oxigenada, ou peróxido de hidrogênio, também é um produto muito versátil para se ter em casa. Pode ser usado como medicamento, para desintoxicar escovas de dente e outros usos. É também um bom removedor de manchas de desodorante, vinho e sangue.

Para utilizar, use partes iguais de água oxigenada e detergente neutro, de preferência biodegradável, e aplique sobre a mancha, deixando agir por alguns minutos. Enxágue em água fria e corrente, dando uma leve esfregada no tecido.

7. Produtos concentrados para tirar manchas de roupas 

Se mesmo com as soluções caseiras a mancha persistir, é hora de lançar mão de produtos tira-manchas concentrados. Dê preferência a produtos biodegradáveis e de base vegetal, pois eles são formulados para não agredir o meio ambiente.

Para quem tem sensibilidade a produtos de limpeza, uma ótima opção são os produtos hipoalergênicos, que minimizam a chance de reações alérgicas durante o uso.

Agora que você já está por dentro de como tirar manchas de roupas, que tal conferir um produto de base vegetal e biodegradável para cuidar das suas roupas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This