checklist-lista-de-produtos-de-limpeza-essenciais-para-sua-casa.jpeg

Checklist: lista de produtos de limpeza essenciais para sua casa

Por mais que a faxina de uma casa exija tempo e disposição do morador, essa tarefa pode se tornar mais simples com a ajuda de itens específicos para tal finalidade. Com uma correta lista de produtos de limpeza, você consegue fazer boas compras e o melhor: deixa o lar limpo e com um ar refrescante.

Nesse post, revelaremos quais são esses produtos que não podem faltar na hora da faxina. São 6 itens que você consegue encontrar com facilidade e até em versões hipoalergênicas, ou seja, livres de componentes que provocam alergias, problemas comuns das donas de casa.

Vamos à lista:

1. Sabão em barra

Poderoso removedor de gorduras, o sabão em barra é um grande aliado do responsável pela limpeza. Normalmente, ele é utilizado na cozinha, seja na hora de lavar louças pesadas, como panelas, seja na hora de tirar manchas que se espalham nas superfícies.

O sabão em barra também pode ser usado para lavar roupas sujas e encardidas. Nessa e nas demais situações, o sabão de coco, sem adição de branqueador óptico, é a opção adequada, por ser um produto livre de compostos químicos que tanto prejudicam a saúde e o meio ambiente.

É importante esclarecer que o branqueador óptico – presente em boa parte dos produtos para lavar roupas – tem a função de deixar a peça com a aparência mais branca. Contudo, as partículas do branqueador se prendem aos tecidos, deixando resíduos que podem causar irritações na pele.

Sendo assim, é de fundamental importância escolher um sabão em barra livre desse agente. Mesmo sem a adição do branqueador, o sabão de coco cumpre perfeitamente a sua função.

2. Detergente

Embora o sabão de coco sirva para lavar os utensílios da cozinha, o detergente é um produto que não pode faltar nessa tarefa, pois é indicado para louças mais leves, como copos, canecas, taças, dentre outras. Sua espuma ajuda a conferir brilho e remove aquele aspecto de gordura que costuma aparecer nas peças de vidro.

O detergente não é um produto exclusivo da cozinha. Multiuso, ele pode ser aproveitado em outras tarefas, como lavagem de roupas com manchas de gordura, limpeza de móveis e azulejos, remoção de manchas de tapetes e até polimento de joias. 

Para todos esses casos, é melhor dar preferência ao detergente natural e hipoalergênico, cuja composição é livre de fosfatos e outros agentes petroquímicos que podem causar alergias e poluir o meio ambiente.

O detergente natural hipoalergênico também possui ação hidrante, que previne o ressecamento da pele e mantém a boa aparência das mãos. 

3. Lava roupas 

Com presença garantida nas lavanderias das casas, o lava roupas é um produto famoso por sua praticidade e economia. Normalmente, ele é vendido em versão líquida e, por isso, se dissolve facilmente na água e rende bastante. 

Mais uma vez, é importante dar preferência ao lava roupas com formulação 100% vegetal, que ajuda a conservar a aparência das peças e evita o surgimento de alergias na pele.

Ao fazer essa opção, você poderá lavar todos os tipos de roupas – inclusive as mais delicadas e as roupinhas de bebê. E mais: o lava roupas natural ajuda a manter as fibras dos tecidos sempre macias. Dessa forma, é possível dispensar o uso do amaciante.

4. Álcool em gel

Para proteger a casa dos agentes bactericidas, basta contar com a ajuda do álcool durante a limpeza. Mas atenção! É importante esclarecer que o álcool com função desinfetante é aquele que tem uma concentração entre 68% e 72%. Essa informação está presente no rótulo do produto. 

Para uma maior segurança, prefira recorrer ao álcool em gel, pois, quando derramado, ele não se espalha rapidamente. Isso ajuda a controlar as quantidades aplicadas na limpeza e também pode evitar acidentes, como os incêndios.

De qualquer forma, prefira utilizar o álcool longe do fogão ou de qualquer item e substância inflamável.

5. Limpa vidro 

Como o nome já sugere, esse produto foi especialmente formulado para a limpeza de vidros, justamente pela grande quantidade de manchas e marcas que costumam aparecer nas superfícies envidraçadas.

O limpa vidro pode ser usado na manutenção de janelas, portas, boxes de banheiro, dentre outros. Sua utilização é simples. Basta borrifar uma pequena quantidade do produto diretamente sobre a superfície a ser higienizada. Na sequência, é só passar um pano seco e espalhar bem.

Vale ainda destacar que esse limpador possui ação desengordurante e confere brilho ao vidro. Entretanto, seu uso não é recomendado em utensílios de cozinha, como taças, tigelas, etc. Para esses itens, prefira utilizar o já mencionado lava louças natural e hipoalergênico.

6. Limpador multiuso

O limpador multiuso é um produto de limpeza geral e que pode ser utilizado em diversas situações e ambientes. Ele reforça a higienização das áreas sujas e laváveis da casa, especialmente na cozinha e no banheiro. 

O limpador multiuso também pode ser usado na manutenção de superfícies encardidas, como mesas, bancadas e até carpetes. Mas por ser um item muito utilizado no dia a dia, é melhor recorrer ao limpador multiuso natural, que pode evitar o surgimento de alergias e outras irritações na pele, inclusive dos animais de estimação.

Lista de produtos de limpeza adicionais

Além dos já citados produtos de limpeza, outros itens podem dar mais uma mãozinha na faxina ou garantir o funcionamento de eletrodomésticos, como a máquina de lavar louças. 

Conheça três produtos que você pode incluir na lista, em versões hipoalergênicas ou com formulação vegetal:

  • Tira manchas BioWash: Poderoso na remoção de sujeiras, esse produto não possui cloro, fosfatos, fragrância e branqueador óptico, sendo então um ótimo recurso para pessoas com diferentes alergias;
  • Detergente em pó BioWash: Item indispensável para o funcionamento da máquina de lavar louças, esse detergente em pó não possui fragrância e é livre de cloro e fosfatos.
  • Desengordurante Biowash: Item recomendado para remoção de gorduras e sujeiras difíceis, que normalmente aparecem em fogões, fornos, exaustores, grelhas, coifas, etc.

​Esperamos que essa lista de produtos de limpeza seja útil e facilite sua rotina. Aproveite e compartilhe este post nas redes sociais. Com certeza, seus amigos que adoram manter a casa em ordem vão gostar de conferir essas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This