como-cuidar-da-casa-no-verao-separamos-6-dicas-para-voce.jpeg

Como cuidar da casa no verão? Separamos 6 dicas para você

Saber como cuidar da casa para que ela fique organizada, limpa e devidamente climatizada nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente para quem tem uma rotina bastante corrida por causa do trabalho.

Porém, essa tarefa pode parecer ainda um pouco mais complicada no verão, quando as altas temperaturas são constantes e a umidade aumenta, demandando medidas extras para manter a ordem e o bem-estar.

Por essa razão, preparamos um guia com 6 dicas fundamentais para cuidar da sua casa na estação mais quente do ano. Confira!

1. Evite o mofo na parede

O verão costuma proporcionar uma combinação nada benéfica para o seu imóvel: pouca ventilação, calor e excesso de umidade. Como resultado, é comum que muitas paredes apresentem traços de mofo que podem se alastrar do teto ao piso.

E esse é um problema que vai muito além da questão estética, pois impacta diretamente a higiene do local e a saúde de todos, especialmente das crianças.

Afinal, elas não possuem o sistema imunológico completamente desenvolvido, o que as deixa mais vulneráveis aos esporos produzidos pelo bolor, que podem provocar crises de asma, rinite, sinusite, alergias e até infecções graves.

Para evitar isso, fique atento a qualquer eventual infiltração e procure sempre manter as janelas abertas durante o dia para melhorar a circulação de ar em sua residência.

2. Limpe e organize seus armários

Além das paredes, há outro espaço bastante propício ao mofo: os armários. E isso se deve ao fato de que muitas pessoas guardam roupas que não estão totalmente secas ou até mesmo peças usadas — ou seja, com presença de suor.

E como os armários são ambientes pequenos e abafados, essa prática acaba facilitando o aparecimento de bolores. Além disso, esse tipo de móvel fica sujeito ao acúmulo de poeira que pode desencadear alergias respiratórias e propiciar o aparecimento das traças, que podem corroer e estragar itens do seu vestuário.

Por isso, semanalmente deixe-os abertos para que sejam ventilados, retire suas roupas e organize o local. Lembre-se, também, de evitar usar produtos que aromatizam ou perfumam suas roupas, pois isso pode contribuir para o surgimento desses problemas.

3. Previna-se contra os insetos

Outra dica importante sobre como cuidar da casa diz respeito aos insetos. Isso porque, no verão, a presença deles se intensifica devido, principalmente, às altas temperaturas nas tubulações do esgoto, que os impulsiona a sair e invadir diversos lares — as baratas são um exemplo.

Por essa razão, é indispensável redobrar a atenção para não deixar o lixo acumular, manter a residência sempre limpa e seca, tapar/vedar adequadamente a caixa d’água e evitar qualquer foco de água parada. Afinal, você também precisa se prevenir contra pernilongos e mosquitos, como o aedes aegypti, responsável por transmitir tanto a dengue quanto a zika e a chikungunya.

Uma dica bastante útil para manter esses insetos longe do seu imóvel é investir em plantas que funcionam como repelente natural devido ao odor que exalam, como é o caso da citronela, lavanda, hortelã e crisântemo.

De quebra, elas ainda podem servir para decorar o seu jardim ou mesmo ambientes internos.

4. Redobre os cuidados com os pets

Quem tem pet em casa sabe a diferença que os animais de estimação fazem na rotina familiar. Com eles, nosso lar fica sempre mais animado. Porém, é essencial redobrar os cuidados necessários com eles na estação mais quente do ano.

Por exemplo, o ideal é que os banhos aconteçam com mais frequência, devido ao calor. Você também deve trocar diariamente os recipientes de água e comida para evitar o surgimento de fungos.

Outro ponto importante é higienizar corretamente os espaços onde eles e as crianças acabam passando mais tempo enquanto interagem uns com os outros.

É preciso passar aspirador para remover os pelos que possam ter caído e usar produtos de limpeza adequados que removam urina ou mesmo fezes do piso — seja ele de cerâmica, carpete ou outro revestimento delicado — eliminando os germes e bactérias assim como possíveis odores.

Uma boa alternativa é investir naqueles produtos que, além de hipoalergênicos, também sejam sustentáveis, de base vegetal e biodegradáveis.

5. Deixe sua casa mais arejada

Durante essa época do ano, o calor aumenta, atingindo o seu ápice. Nesse período é comum o clima ficar tão abafado, devido à pouca ventilação, que muitas pessoas acabam com a sensação de que os seus lares estão mais quentes do que de fato são.

Por esse motivo, muitos recorrem a inúmeros e longos banhos para resolver o problema. Contudo, o que parece uma boa solução pode acabar se tornando um contratempo ainda maior.

Isso porque vivemos em um momento onde o consumo consciente e ecologicamente correto é cada vez mais indispensável para resguardar o futuro do planeta e, consequentemente, dos nossos filhos.

Logo, saber economizar água é imprescindível e pode ser de grande valia para o seu bolso. Por isso, evite desperdícios e procure arejar os ambientes para que as altas temperaturas não incomodem tanto a sua família.

Além das janelas abertas e da presença de plantas, dê preferência às lâmpadas do tipo LED, já que elas geram menos calor nos cômodos. Outras dicas são: diminuir o excesso de móveis (para que o ar circule mais facilmente) e retirar tapetes que sejam de pelos ou veludo da sala e dos quartos.

6. Dê atenção ao seu jardim

Seja em canteiros no quintal da casa ou em espaços verticais na varanda do apartamento, os jardins são cada vez desejados por quem busca uma residência mais equilibrada com o meio ambiente.

Afinal, as plantas nos ajudam a respirar um ar mais rico em oxigênio e mais úmido, além de combater e diminuir os níveis de ansiedade e estresse.

Porém, no verão, é preciso ficar atento quanto ao excesso de sol que elas recebem, caso contrário, o solo pode ficar superaquecido e até mesmo a água usada para regá-las pode acabar provocando queimaduras em diversas espécies. Ou seja, o seu desenvolvimento e crescimento correm grande risco de serem prejudicados.

Portanto, apenas regue as plantas pela manhã ou à noite, e evite expor o seu jardim aos raios solares depois das 10h para garantir que não desidrate e acabe murchando.

Viu só como cuidar da casa no verão não é difícil? Então não perca tempo, anote todas as nossas dicas e coloque-as em prática para fazer da sua residência um ambiente cada vez mais limpo e organizado! E se você tem outras sugestões para incrementar nosso guia, não se esqueça de deixá-las nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This