como-cuidar-das-maos-e-evitar-acidentes-na-cozinha.jpeg

Como cuidar das mãos e evitar acidentes na cozinha?

A cozinha é o lugar mais querido da casa. E pode ser, também, o mais perigoso se você não tomar alguns cuidados fundamentais. Na correria do dia a dia e com a repetição de tarefas, muitas vezes não damos a devida atenção à segurança. Preparamos os alimentos, servimos e limpamos no modo automático, o que gera uma grande chance de acontecerem acidentes na cozinha.

Campeã dos acidentes domésticos, a cozinha é o cômodo da casa que mais oferece possibilidades de contratempos. Os casos mais frequentes são cortes, queimaduras e alergias a materiais de limpeza. E, normalmente, as mãos são as partes mais atingidas.

A melhor maneira é trabalhar na prevenção. Com alguns cuidados básicos, você pode desfrutar das delícias da cozinha, deixá-la bem limpa e bonita, mas sem se machucar. Então, fique de olho nas dicas que temos hoje para lhe ajudar a cuidar de suas mãos e evitar problemas.

Atente-se às facas e objetos cortantes

Grande parte dos acidentes na cozinha acontece com facas. Cortes nas mãos são mais comuns do que você imagina. E não é só com aquelas facas grandes de cortar carne, não. A inofensiva faca de mesa também pode trazer problemas.

Tesouras e raladores devem ser cuidadosamente manuseados e armazenados, pois também são causadores de ferimentos. Veja como se prevenir dos riscos dos objetos cortantes:

  • Mantenha as facas sempre afiadas, para que possa fazer movimentos leves, sem colocar muita força. Se esbarrar em você, o impacto será menor;
  • Procure manter as mãos secas (se engordurar as mãos, lave-as), para que os equipamentos não escorreguem;
  • Atente-se à direção da faca: ela sempre deve ser usada na direção oposta a você, nunca de frente. Ao cortar alimentos, segure-os na vertical e mantenha certa distância da linha de corte. Até para cortar pão (uma atividade rotineira e simples) é preciso estar atento à direção da faca. O correto é cortar em uma superfície e não na mão, como costumamos fazer até sem perceber.
  • Faça todos os cortes em uma superfície, como uma tábua, por exemplo. Jamais use a mão como apoio. Isso é muito arriscado e pode ocasionar um corte bem profundo.
  • Ao usar raladores e fatiadores, é recomendado que você use uma luva de metal. Assim, mesmo que seus dedos escorreguem pela lâmina, não haverá ferimentos.

Passe longe das queimaduras

Outro tipo de acidente comum na cozinha são as queimaduras. Na maior parte dos casos, ocorre no preparo de alimentos e na hora de servir. É preciso estar muito atento às formas de prevenção, uma vez que as elevadas temperaturas dos alimentos e dos utensílios podem levar a queimaduras graves.

Como não queremos que isso aconteça com você, atenção:

  • Ao usar mais de uma panela ao mesmo tempo, mantenha os cabos virados para dentro do fogão, assim evita-se que você esbarre nas panelas;
  • Use sempre uma luva térmica para mexer com as panelas quentes e retirar formas e travessas do forno. Use-as, também, quando for retirar alimentos do micro-ondas. Se você não tiver uma dessas, use o bom e velho pano de prato bem dobrado para proteger as mãos. Mas não use o pano molhado, pois ele “rouba” calor da superfície com muita rapidez e pode vir a queimar suas mãos;
  • Durante o preparo de alimentos, ao misturá-los na panela, segure firme o cabo e mexa. Isso é importante para que a panela não fique “dançando” no fogão e com a chance de derramar o conteúdo em você;
  • Se você é adepto das frituras, muito cuidado com alimentos que estouram. Use uma colher para colocá-los no óleo. Não coloque com as mãos, para que não respingue. E use, também, uma tampa como proteção;
  • Enquanto estiver cozinhando, evite deixar a colher dentro da panela, pois assim ela esquenta e pode queimar suas mãos.

Fique de olho nos produtos de limpeza

Muitas vezes, ao acabar a limpeza da cozinha, você sente as mãos ressecadas, parecendo que a pele está esfarelando? Se sim, você pode ser alérgico a detergentes e produtos químicos comuns. Como a faxina na cozinha faz parte do cotidiano, você deve optar por produtos que não sejam prejudiciais à sua pele. 

Os detergentes comuns, feitos à base de petroquímicos e componentes pesados, além de danosos para o ambiente, agridem as camadas da pele de modo a desenvolver reações alérgicas e ressecamento. 

Para proteger suas mãos, veja algumas alternativas: 

  • Procure usar produtos hipoalergênicos, que atuam na prevenção de sintomas. Atente-se à diferença entre eles e os antialérgicos. Hipoalergênicos são os que trabalham na prevenção, os antialérgicos são os que tratam os sintomas já manifestados. 
  • Sempre que acabar a limpeza da cozinha, use loções hidratantes próprias para as mãos. Dessa forma, você reduzirá bastante a sensação de ressecamento; 
  • Use luvas de borracha para lavar a louça e limpar o chão e eletrodomésticos, no intuito de reduzir o contato com os produtos de limpeza; 
  • Opte por produtos de formulação vegetal e biodegradável, que são compostos com matérias primas não oriundas do petróleo. Esses produtos de limpeza são facilmente decompostos pelo meio ambiente. E além de serem sustentáveis, são também muito eficientes e mais adequados para o uso no dia a dia, uma vez que têm um risco mínimo de causar alergias e intoxicação nas pessoas e animais. Você sente de longe a diferença. 

E se acontecerem acidentes na cozinha, o que fazer? 

Se, mesmo tomando cuidado, algo ocorrer, não se desespere! Recomendamos que você procure imediatamente um médico. Um corte pode ser mais profundo do que aparenta, uma alergia pode ser mais forte do que se imagina. 

Receitas caseiras como passar gema de ovo em queimaduras, colocar nos cortes açúcar, pó de café, e outras, não são aprovadas pelos médicos. O ideal é que você procure os cuidados corretos. 

Realmente, a cozinha pode ser um lugar de muitos perigos, mas tomando os cuidados necessários, é possível desfrutar com tranquilidade do cômodo mais apreciado da casa. Para se precaver de acidentes, o principal é estar sempre atento às atividades, ao ambiente, ao preparo dos alimentos e aos produtos utilizados. 

Viu só como é possível preparar seus pratos prediletos sem causar ou sofrer acidentes na cozinha? Se você gostou das dicas, deixe um comentário com sua opinião e sugestões!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This