como-deixar-a-casa-perfumada-naturalmente-por-mais-tempo.jpeg

Como deixar a casa perfumada naturalmente por mais tempo?

Tem coisa melhor do que uma casa perfumada? Fica até mais gostoso descansar depois de um dia tão corrido, não é mesmo? O bem-estar que uma casa perfumada traz pode mudar o humor de qualquer um para melhor.

Mofo, cigarro e bichos de estimação são os principais motivos para uma casa ter mau cheiro. E, muitas vezes, até quem não fuma e não possui cachorro ou gato também não consegue deixar aquele cheirinho gostoso no ar.

Por sorte, é muito simples deixar os ambientes cheirosos. Foi por isso que separamos alguns truques para ajudar você nessa tarefa. Acompanhe:

1. Deixe sua casa respirar

Não é à toa que essa é a sugestão número 1. Deixar as janelas abertas faz com que o ar circule dentro da sua casa e que qualquer cheiro mais desagradável suma em questão de minutos.

Nossa dica é que você deixe sua casa ventilar por pelo menos 10 minutos todas as manhãs. É importante que crie uma corrente de ar para que ele não fique dando voltas nos ambientes.

2. Aposte em flores e plantas

As flores e as plantas têm o poder de aromatizar os ambientes sem grandes esforços. Orquídeas, gerânios, jasmim, dama-da-noite e gardênias são ótimos exemplos de plantas que fazem a diferença na sua casa.

Mas é importante que você conheça as necessidades de cada planta para cuidar delas com muito carinho.

3. Use óleos essenciais pela casa

Você pode até comprar os ambientadores em lojas especializadas, mas sabia que é possível criar um barato e super fácil na sua própria casa?

Adicione 15 gotas de óleo de lavanda em uma garrafa de spray cheia de água. Aplique nos diferentes cantos da sua casa. Para que o aroma seja bem distribuído pelos espaços, a dica aqui é espirrar a misturinha próxima às entradas de ar. Você também pode sempre borrifar nos mesmos lugares para que o cheiro se concentre por ali.

Além disso, espalhe o óleo essencial de lavanda nas suas roupas de cama para ajudar a relaxar e ter uma noite de sono mais gostosa. E que tal um cheirinho bom no banheiro? Se tiver uma planta artificial por lá, pingue óleo nela. Aos poucos, o cheiro vai se acomodando no ambiente. Para esse cômodo, o ideal é óleo de limão, laranja, tangerina e alecrim.

Outra boa ideia pode ser adotada na hora da limpeza. No momento de passar pano na casa, coloque 10 gotinhas de algum óleo essencial para que o ambiente fique perfumado naturalmente.

Alguns óleos de notas mais baixas são fixadores naturais, ou seja, demoram mais para se volatizarem no ambiente, fazendo com que o aroma dure muito mais. Além disso, por serem extraídos diretamente da planta de sua origem, os óleos raramente atacam a rinite alérgica ou causam dores de cabeça. Mais um ponto para eles!

4. Adote os purificadores de ar naturais

Outra opção natural que você pode usar na sua casa são os purificadores de ar. Além de eliminar maus odores, eles também são ótimos para regiões onde o clima é mais seco.

Você pode experimentar colocar em uma bacia de água um pedaço de algodão com algumas gotas de óleo essencial de sua preferência. Prefere o aroma da laranja? Então corte a fruta pela metade, retire a parte de dentro, coloque sal grosso no lugar e deixe em locais estratégicos da sua casa, até mesmo dentro da geladeira.

Adora o cheirinho de alecrim? Ferva folhas com rodelas de limão durante 1 hora e use a mistura por alguns dias em saquinhos.

5. Faça o seu próprio aromatizador

Em um pote de vidro coloque álcool de cereais, adicione algumas gotas de óleo essencial de sua preferência e insira alguns palitos de madeira ( pode ser os de churrasco) dentro da mistura e vá virando os palitos a cada 2 ou 3 dias.

 

6. Faça um pote com folhas e flores secas

Compre um saquinho de folhas e flores secas. Coloque em um pote de vidro e, 2 vezes por semana, coloque algumas gotinhas de essência ou óleo essencial nas folhas.

O cheiro vai se espalhar pelo ambiente com o tempo de forma harmoniosa.

7. Invista nas velas

Essa dica é de ouro! Para quem adora o efeito que as velas dão pela casa, nada mais perfeito do que escolher aquelas com um aroma especial.

Escolha o cheirinho dependendo do ambiente e do resultado que deseja. Quer deixar a vela na sala de estar? Opte por uma com a fragrância de laranja que traz bem-estar e alegria, ideal para receber os amigos em casa.

Já para o quarto, onde o objetivo é descansar e dormir bem, invista em velas com aromas mais suaves. Lavanda, melissa e camomila são sempre boas alternativas.

8. Faça uma mistura de água e vinagre branco

Cheiro de alimento é sempre uma coisa chata, mas existe uma dica muito boa para o momento em que sua geladeira exalar aquele odor horrível.

Misture em iguais quantidades água e vinagre branco. Acrescente à mistura cascas de fruta cítrica. Deixe na cozinha, ou mesmo dentro da geladeira, para que essa receita absorva o mau cheiro. Essa também é uma boa alternativa para eliminar o cheiro de cigarro.

9. Utilize neutralizadores de odores

Ainda falando sobre os maus cheiros pela casa, você pode apostar nos neutralizadores naturais. O bicarbonato de sódio tem uma grande capacidade de absorção de cheiros. Para usar, é só colocá-lo em potes com algumas gotinhas de limão e deixar em cantos da casa.

Outro aliado é o carvão vegetal, principalmente em ambientes mais úmidos (mas é bom sempre renovar, porque seu efeito não dura tanto tempo).

São muitas as sugestões para você deixar sua casa perfumada todos os dias. E o melhor de tudo: muitas delas são tão fáceis que você já pode adotar hoje mesmo. E, por falar em perfume, confira também as nossas dicas de como inserir na sua rotina de limpeza produtos que não agridem a natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This