como-equilibrar-trabalho-e-limpeza-da-casa.jpeg

Como equilibrar trabalho e limpeza da casa?

Uma mulher moderna sabe exatamente quais são os desafios de se conciliar tantas tarefas.

Além de acumular responsabilidades do trabalho, é preciso cuidar da limpeza da casa, dos relacionamentos com familiares e amigos — e tudo isso sem se descuidar da saúde e do bem-estar!

De fato, não é nada fácil. Mas, com um pouco de organização e planejamento, é possível organizar os processos, aproveitar melhor o seu tempo e, com isso, se sentir mais plena e feliz.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para te ajudar a equilibrar suas responsabilidades profissionais com as tarefas da casa, garantindo um espaço sempre aconchegante e agradável para você e para aqueles que você ama.

Então, acompanhe as dicas e se prepare para uma nova fase em sua vida!

1. Separe momentos para a família

A correria do dia a dia faz com que tenhamos cada vez menos tempo livre, não é? E, no meio disso tudo, a tendência é darmos prioridade para questões que pareçam mais urgentes, deixando de lado aqueles assuntos que estarão sempre ali.

Não é raro, por exemplo, desmarcarmos compromissos com a família para resolvermos um problema no trabalho. E é claro que isso pode acontecer, se for um fato isolado. Só não deixe que vire rotina.

Reservar um tempo para curtir sua família é sempre muito importante, para todos os envolvidos. Pode ser um jantar duas vezes por semana, ou algum tempo pela manhã, ou mesmo uma viagem curta de fim de semana — vocês decidem o melhor modelo.

O essencial é criar uma rotina que valorize esses momentos, em que vocês se aproximam e fortalecem os laços.

Aliás, lembre-se de que um dos lugares mais importantes para a família é a casa de vocês. Assim, quando tudo vai bem no relacionamento, é muito mais inspirador cuidar desse espaço com atenção a cada detalhe.

2. Aprenda a dividir

Cuidar da limpeza da casa não deve ser uma tarefa só sua. Você pode, e deve, contar com a ajuda dos outros moradores, seja o seu marido, seus filhos, ou quem mais dividir esse espaço com você.

Então, que tal fazer uma lista de tarefas, considerando as habilidades de cada um? Assim, todo mundo sabe o que fazer, e os cuidados da casa ficam sempre em dia. Faça o teste: você verá como isso pode fazer toda a diferença na sua rotina!

3. Não leve trabalho para a casa

Um bom caminho para deixar as suas atividades diárias mais organizadas e conseguir fazer tudo aquilo que você precisa é dividir bem as suas responsabilidades — seja por tempo ou por espaço.

De fato, temos uma tendência natural a sermos “multitarefas”, realizando muitas coisas ao mesmo tempo, e todas elas com qualidade e capricho. Entretanto, isso pode ser muito cansativo e estressante.

Por isso, comece, por exemplo, evitando levar trabalho para a casa. Resolva o que você precisar resolver no escritório, ou onde atuar, e, quando chegar em casa, se esqueça dos problemas. Mantenha seu foco em sua família, no lazer e nos cuidados com a casa.

Você verá que, fazendo isso, vai se sentir muito mais disposta, com energia para cuidar de tudo aquilo que precisa.

E a mesma dica vale para várias outras situações: se estiver brincando com as crianças, por exemplo, desligue o celular. Ou, ao ler um livro, não fique pensando nos telefonemas que precisa dar no dia seguinte. Enfim, concentre-se no que está fazendo e seja plena em cada atividade!

4. Faça um pouco todo dia

Uma boa dica para quem tem os dias muito atribulados é a divisão de tarefas: organize-se para cuidar da sua casa todo dia por alguns minutos.

Você pode, por exemplo, cuidar de um cômodo a cada dia da semana, ou de determinada tarefa, como lavar roupa, trocar os lençóis e toalhas, tirar o pó e passar um pano etc. De novo, o sistema de organização fica a seu critério, como mais te agradar.

O importante aqui é fazer uma manutenção constante. Assim, a sua casa estará sempre bem-arrumada, sem que os afazeres fiquem muito acumulados. Você não gasta toda a sua energia e nem precisa reservar um fim de semana inteiro para uma superfaxina, por exemplo.

Além disso, com esse método, cuidar da casa vira um hábito, e se torna cada vez mais simples e intuitivo para você.

5. Obedeça os seus limites

O mundo contemporâneo exige mesmo muito da gente: são muitas tarefas, responsabilidades, compromissos. Para completar, estamos cercadas de exemplos de mulheres bem-sucedidas, que administram muito bem todas as responsabilidades e complexidades de suas rotinas.

É natural que, nesse cenário, nos esforcemos para sermos sempre melhores, quase perfeitas. Contudo, lembre-se: a perfeição não existe.

Todo mundo tem defeitos e limites, e é preciso conhecer e respeitar os seus. Então, quando estiver se sentindo muito cansada, respire fundo e vá relaxar. No dia seguinte, com a cabeça mais fresca, as coisas vão fluir muito melhor.

Tenha em mente que para fazer tudo o que você precisa, é necessário estar saudável e se sentindo bem. Por isso, respeite os seus limites e não exagere!

6. Divirta-se enquanto cuida da casa

Por fim, cuidar da limpeza e da arrumação da casa é um tipo de trabalho, mas pode ser também um momento de diversão e descontração. A ordem aqui é transformar o processo em algo mais divertido e prazeroso para você.

Então, escolha aquela trilha sonora que você adora, vista uma roupa bem confortável, deixe os problemas do lado de fora e aproveite esses minutos para curtir esse espaço tão especial que é a sua casa.

Cuidar da limpeza da casa pode ser uma atividade muito mais prazerosa e simples do que você imagina. E não se esqueça de escolher produtos de qualidade, que não fazem mal para a sua pele e nem para o meio ambiente. Isso também é essencial para que você se sinta bem no processo!

Enfim, agora que já sabe como organizar o seu dia a dia para que tudo funcione bem, é só colocar as transformações em dia e perceber os impactos positivos: no seu humor, nos relacionamentos, nos resultados profissionais e, principalmente, na sua satisfação pessoal.

E para ficar por dentro de todas novidades e informações importantes sobre cuidados e limpeza da casa, dicas de sustentabilidade e cuidados com você e sua família, aproveite para assinar a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This