como-limpar-tapete-acesse-o-nosso-passo-a-passo-e-descubra.jpeg

Como limpar tapete? Acesse o nosso passo a passo e descubra!

Tapetes transmitem elegância, conforto e aconchego. Nada como chegar em casa, tirar os sapatos e repousar os pés num tapete macio enquanto descansa no sofá, não é? Para que este ritual se torne perfeito, a peça precisa estar limpa, livre de poeira, manchas ou odores. Mas você sabe como limpar tapete da maneira correta?

Pode até parecer difícil à primeira vista, porém, seguindo nosso passo a passo, não vai ter erro! Ao ler estas 6 dicas, você vai descobrir exatamente como deixar seu tapete limpo e bem conservado, utilizando os produtos de limpeza corretos, sem perder tempo ou gastar rios de dinheiro. Veja só!

1. Nunca esfregue o tapete com força

O primeiro passo para manter o tapete bonito e bem conservado é não utilizar esfregões, vassouras ou escovas de cerdas duras, pois isso certamente vai danificar as fibras do seu tapete. A limpeza diária deve ser feita suavemente, com o auxílio de uma escova macia e aspirador de pó.

Lembre-se que o aspirador deve ter o bocal liso para não desfiar a peça. Recomenda-se que ele seja utilizado uma vez por semana ou com frequência maior caso você tenha animais de estimação em casa, por exemplo.

2. Esqueça os produtos de limpeza convencionais

Essa é, sem dúvida, a dica mais importante da lista. De nada adianta você seguir corretamente a rotina de limpeza se errar na escolha dos produtos. Portanto, fuja de materiais que possuem química pesada e agressiva.

Além de danificarem o tapete, os produtos de limpeza tradicionais prejudicam também a sua saúde e o meio ambiente, já que liberam vários resíduos tóxicos na natureza. E quem nunca ficou com os olhos ardendo ou com as mãos ressecadas ao utilizar esse tipo de produto?

Por isso, para prevenir qualquer reação alérgica e evitar danos ao ambiente, o ideal é utilizar produtos hipoalergênicos, testados dermatologicamente e de base vegetal.

Ao contrário dos produtos convencionais, os materiais hipoalergênicos — naturais — possuem matéria-prima 100% vegetal. Ou seja, não apresentam elementos petroquímicos em sua formulação, o que os torna opções biodegradáveis, que prezam pela sua saúde e pela sustentabilidade.

Por isso, na hora de escolher os produtos de limpeza, não pense duas vezes: escolha os hipoalergênicos. Para conferir se o material em questão é hipoalergênico e biodegradável — de formulação natural — você precisa checar o rótulo com as informações do fabricante, conferindo se o produto tem selo de certificação ambiental.

3. Aposte na poderosa solução água + detergente

O detergente diluído em água corrente é uma solução simples, porém muito poderosa. Algumas gotas diluídas em um litro de água já bastam para remover sujeiras e manchas de maneira rápida e eficaz. Mas lembre-se: para garantir o melhor resultado, prefira detergentes hipoalergênicos.

Coloque a solução em um borrifador e aplique no tapete com o auxílio de uma escova de cerdas macias. Assim, enquanto você faz movimentos circulares, a sujeira e eventuais manchas vão se soltando.

Finalize o serviço com um pano úmido, deixando o tapete secar naturalmente. Se o tempo estiver ruim, você pode agilizar o processo com um secador de cabelos.

4. Utilize vinagre em casos de emergência

O cachorro fez xixi no tapete? Respingou café? Seu filho derrubou refrigerante? Não se desespere! Nesses casos, o melhor a fazer é utilizar papel toalha assim que notar a mancha, absorvendo o máximo possível do líquido derramado. Em seguida, aposte em um poderoso aliado caseiro: o vinagre.

Essa substância tem propriedades desinfetantes e neutralizantes. Portanto, é uma alternativa para os casos mais graves. Borrife o vinagre suavemente sobre a peça para que ele penetre nas fibras do tapete, neutralizando odores e desfazendo manchas. Finalize com um pano úmido e deixe secar.

5. Faça uma lavagem a seco caseira

Outros bons aliados caseiros são o amido de milho e o bicarbonato de sódio. Misture partes iguais das duas substâncias e polvilhe suavemente sobre toda a extensão do tapete. Essa solução vai sugar a sujeira mais profunda das fibras. Para finalizar, remova o pó com o auxílio de um aspirador.

Durante o processo, uma sugestão é acrescentar na mistura folhas secas e naturalmente perfumadas, como cravo, canela e lavanda. Certamente, elas deixarão seu tapete com um aroma muito agradável!

6. Utilize proteção ao lavar o tapete na máquina

Geralmente, a lavagem a seco é uma alternativa bastante eficaz para a limpeza de tapetes. No entanto, se você quiser lavar o tapete de maneira tradicional — com água e sabão — lembre-se de conferir na etiqueta se o material pode ser lavado, sobretudo se for colocá-lo na máquina de lavar.

Isso porque, por serem peças delicadas, a maioria dos tapetes requer uma série de cuidados quando colocados à máquina. O principal deles é não colocar a peça desprotegida dentro do tambor, por isso, sempre envolva seu tapete em uma fronha ou capa própria para proteger as fibras do atrito durante a lavagem.

Essa dica também é válida para garantir que o aspirador de pó não danifique o tapete, principalmente os mais delicados. Basta colocar no bocal do equipamento uma fronha de algodão ou nylon sempre que for passar o aspirador.

Cuidados especiais sobre como limpar tapete

Veja outras dicas que podem te ajudar na limpeza de tapetes específicos:

  • Couro: tapetes de couro não devem ser expostos à claridade intensa, pois o calor pode ocasionar rasgos ou desbotamento. Portanto, nunca os coloque ao sol.
  • Sisal: os tapetes de fibras, como o sisal, são ótimas opções pois não acumulam poeira. No entanto, são pouco resistentes à umidade e, por isso, devem ser lavados a seco.
  • Carpete: os carpetes devem ser aspirados com maior frequência, além disso, é fundamental que fiquem em locais arejados.

Uma dica de ouro que vale para todos os casos é a seguinte: após sua rotina de limpeza, exponha o tapete em local seco e arejado por cerca de 2 horas. Essa medida é suficiente para eliminar odores, ácaros e fungos.

Viu só? Com essas dicas é perfeitamente possível fazer a limpeza do seu tapete de maneira correta e sustentável, sem pesar no bolso ou perder tempo. Você tem mais dicas e segredos sobre como limpar tapete? Então conte pra gente aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This