Como organizar quarto

Como organizar quarto de casal? Aprenda aqui!

O quarto é mais do que um espaço para dormir. É lá onde trocamos de roupa, assistimos à TV, lemos e guardamos uma série de objetos pessoais. Por isso, às vezes, é difícil manter tudo arrumado. Então, como organizar o quarto do casal?

Com alguns cuidados simples, é possível que esse espaço tenha o conforto e a tranquilidade necessários para uma boa noite de sono. Confira as dicas que separamos para você!

Arrume a cama

Incorpore a arrumação da cama à sua rotina. Assim que levantar, estique os lençóis, arrume o edredom e afofe os travesseiros. Aproveite para abrir as janelas e deixar o ar circular pelo ambiente.

Essa atitude simples já fará uma enorme diferença na organização do quarto. Além disso, ela é fundamental para a limpeza e higiene do cômodo.

Para evitar os ácaros, limpe o colchão e as almofadas uma vez por semana com a ajuda de um aspirador de pó. E não se esqueça de trocar de travesseiro a cada 2 anos: no fim desse período, um terço do peso do travesseiro já é formado por ácaros!

Guarde a roupa de cama de maneira adequada

A maneira mais prática de guardar o jogo de lençol é dentro da própria fronha do conjunto. Assim, as peças ficam agrupadas, organizadas e a visualização é bem fácil.

Tenha certeza de que os edredons e cobertores estão limpos antes de guardá-los. Os edredons devem ser enrolados com folga e armazenados sem peso sobre eles, já que isso pode danificar o acolchoado.

Procure acomodar tudo perto da cama. Se ela tiver gavetas, ótimo! Caso contrário, você poderá usar caixas organizadoras e acomodá-las debaixo da cama. Em um closet, você poderá utilizar as prateleiras mais altas para essa finalidade. Outra boa dica são os sacos a vácuo: eles diminuem o volume dessas peças em até cinco vezes!

Livre-se da bagunça do criado-mudo

No criado-mudo, deixe apenas um livro ou uma revista e a garrafa de água. Bijuterias, papéis e documentos devem ser guardados em locais apropriados.

Se você gosta de usar perfumes e cremes antes de dormir, mantenha apenas os que estão realmente em uso.

Evite, também, deixar o celular no criado-mudo durante a noite. A Organização Mundial de Saúde já alertou sobre a exposição exagerada a celulares e aparelhos eletrônicos em geral, que pode, inclusive, aumentar as possibilidades do desenvolvimento de um câncer.

Separe a roupa suja

Nunca deixe a roupa suja espalhada pelo chão do quarto. E nem pense em guardá-la no armário misturada com a roupa limpa!

Tenha um cesto próprio para armazenar a roupa suja. O ideal é que ele fique na área de serviço, perto da máquina de lavar. Se isso não for possível, deixe a roupa suja em sacos de algodão dentro de uma gaveta separada.

Também evite os cabideiros ou mancebos. Quando você se der conta, eles já estarão abarrotados de roupa e acessórios, contribuindo para a desorganização do quarto.

Mantenha os objetos sempre no mesmo lugar

Esse é um dos princípios básicos da organização. Mantendo os objetos sempre no mesmo lugar, será mais fácil encontrá-los e, assim, você não perderá tempo na hora de se arrumar.

Às vezes, alguns itens — como os óculos, relógios ou bijuterias — parecem ter vida, pois perdemos constantemente o rumo deles no decorrer do dia. Há, felizmente, caixas específicas para guardar esses objetos: utilize-as e veja como podem facilitar sua rotina!

Organize seu armário

Uma boa organização do armário começa sempre pela separação de peças que já não são mais usadas, mas que estão em bom estado e, por isso, podem ser doadas. Faça isso, pelo menos, duas vezes ao ano. Dessa forma, você poderá comprar novas peças sem que seu armário fique abarrotado e desorganizado.

Com os itens que você realmente usa, comece separando as peças por cores, o que facilita na hora de escolher o que vestir. Divida também por categorias: roupa para sair, trabalhar, fim de semana etc.

Utilize cabides do mesmo padrão, assim você poderá visualizar melhor as roupas dentro do armário, além de oferecer uma sensação de limpeza e organização.

Algumas peças, como camisetas, podem ser dobradas. Forme pilhas com elas, sempre separando as camisetas de manga curta e longa. As calças, por sua vez, podem ser penduradas em calceiros ou guardadas em rolinhos.

Os sapatos devem ficar em uma sapateira ou em um compartimento separado do armário, de preferência que tenha ventilação. Já as malas podem ficar nas prateleiras de mais difícil acesso. Aproveite o espaço interno delas para, durante o verão, guardar os casacos mais pesados.

No quarto do casal, é importante que fique claro qual é o espaço de cada um no armário! E o melhor é que cada um seja responsável pela organização de sua parte.

Deixe o quarto sempre limpo

O acúmulo de pó em um quarto pode, por exemplo, agravar quadros de alergia respiratória. Lembre-se sempre de limpar semanalmente debaixo da cama, do criado-mudo, da cômoda e atrás do armário com um aspirador de pó. Depois, passe um pano com um produto específico no chão, o que vai ajudar a tirar o pó dos cantinhos.

Limpe também os móveis e os objetos decorativos. Isso costuma dar mais trabalho, então evite o excesso de objetos no quarto.

Quando você for organizar o armário, aproveite para limpá-lo por dentro com um pano úmido bem torcido.

Lave com frequências as cortinas. Se você tem persianas, sabe como é difícil limpá-las. A dica é: com a mão vestida em uma meia, mergulhe-a em uma mistura de vinagre branco e água na mesma proporção e passe na persiana.

Essa é uma mistura caseira, à base de produtos naturais. Eles são mais indicados do que os produtos de limpeza tradicionais, que contêm substâncias químicas fortes e que podem causar uma série de problemas à saúde, como irritações e alergias respiratórias. 

Outra opção são os produtos hipoalergênicos de base vegetal que, além de não causarem danos ao organismo, são biodegradáveis e não fazem mal ao meio ambiente. E vale destacar: são mais eficientes e práticos do que as soluções caseiras!

Gostou das nossas dicas de como organizar quarto de casal? Tem alguma outra? Deixe seu comentário no post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This