limpeza-de-quarto-de-casal-por-que-usar-produtos-biodegradaveis.jpeg

Limpeza de quarto de casal: por que usar produtos biodegradáveis?

Quem tem uma rotina atribulada costuma se angustiar se não sobra tempo suficiente para cuidar da casa, não é mesmo? Há quanto tempo você não faz uma boa limpeza de quarto de casal, por exemplo? É desse cômodo que queremos falar hoje, afinal é nele que você faz o merecido descanso depois de tanta correria.

No texto de hoje, além de dar dicas para que a limpeza contemple o quarto por inteiro, falaremos das vantagens de se optar por produtos de base vegetal. Afinal, eles atuam de forma a proteger as pessoas e também o meio ambiente. Acompanhe mais detalhes abaixo!

Limpeza de quarto de casal: como deixar tudo “nos trinques”

Quando temos pouco tempo disponível, acabamos fazendo uma limpeza mais superficial do ambiente. Organizamos aquilo que fica à vista, tiramos o pó dos móveis por fora, varremos e passamos um pano úmido no chão.

Porém, para que o ambiente realmente fique limpo é necessário se ater a elementos e detalhes, tais como:

Cortinas e tapetes

Retire as cortinas e tapetes quando for fazer a limpeza completa do quarto, pois assim eles não vão te atrapalhar. Aproveite para lavá-los. Pode ser em casa mesmo ou mandando para a lavanderia caso necessário (a lavagem desses elementos é indicada por especialistas no mínimo duas vezes por ano).

Portanto, não é preciso lavá-los todas as vezes que for limpar o quarto. O ideal é mantê-los higienizados usando aspirador tradicional ou a vapor, assim, você evita o acúmulo de poeira e ácaros, o que contribui para evitar alergias respiratórias.

Paredes

Não é só do chão que se deve tirar a sujeira, das paredes também. Para isso, você pode usar uma vassoura, um rodo envolto em um pano de algodão ou um rodo de espuma.

Primeiro, passe o pano seco para tirar os resíduos. Depois, você pode umedecê-lo com água e detergente comum para deixar a parede mais limpa.

Detalhes e enfeites

Não se esqueça de tirar o pó também de detalhes como rodapés, interruptores e caixas de tomadas, bem como dos enfeites, como bibelôs e quadros. Retirar esses objetos de cima dos móveis ou das paredes é essencial. Então, nada de passar o pano só em volta!

Móveis

Na hora da limpeza completa, não basta limpar somente a parte externa do guarda-roupa ou da cômoda. É necessário, também, limpar cada móvel por dentro. Para isso, tire as roupas e outros objetos que estiverem guardados e use um limpador adequado ao material do qual o móvel é feito.

Aproveite para guardar as roupas e os objetos de forma organizada depois, de modo que fique fácil manusear o que você usa com mais frequência. Dá até para fazer uma triagem do que não serve mais ou do que pode ser doado.

Janelas e vidros

Limpe as janelas por dentro e por fora e use limpa-vidros ou sabão neutro com água para essa região. A janela acumula bastante poeira, areia, terra, pequenos insetos, folhinhas, e etc. Muitas vezes, ignoramos completamente essa parte do quarto.

Ventilador ou ar-condicionado

Outro objeto que acumula bastante poeira e geralmente nos esquecemos de limpar porque a sujeira não fica visível é o ventilador, especialmente o de teto. É essencial passar pano úmido para tirar a sujeira das hélices. O mesmo é válido para ventiladores de chão.

Se no seu quarto tem ar-condicionado, providencie a limpeza especializada de acordo com a periodicidade indicada pelo fabricante. Afinal, além de a poeira acumulada no aparelho ser inimiga da saúde, ela pode atrapalhar o rendimento da máquina.

Roupa de cama

Para uma limpeza adequada da cama, tire os lençóis, as fronhas e os cobertores usados e higienize o colchão — com aspirador de pó ou a vapor — antes de colocar a roupa de cama limpa. Essa troca deve ser feita toda semana.

Chão

Após ter tirado toda a poeira e sujeira das superfícies e de ter verificado os objetos que podem ser descartados, o último passo é varrer ou aspirar o chão e passar pano. Uma sugestão é usar algum limpador de piso que seja higienizante e que tenha uma fragrância agradável.

Espere o solo secar e, caso veja que ainda há resquícios de sujeira, varra e passe novamente o pano.

Produtos biodegradáveis: por que optar por eles

O uso de produtos de limpeza de base vegetal, biodegradáveis é indispensável se você procura adotar uma postura sustentável e se preocupa com a manutenção da sua saúde.

Proteção ao meio ambiente

Por serem feitos de elementos orgânicos, a decomposição desses produtos é natural e não agride a natureza com resíduos químicos contaminantes.

Além disso, eles se desfazem bem mais rápido do que os produtos químicos (em questão de dias, e não de anos) e, com isso, estão menos tempo presentes no solo e na água.

Ao comprar os produtos para a limpeza do quarto (e de toda a casa), e optar pelos de base vegetal e biodegradáveis, atente-se a duas questões:

  • não deve haver subprodutos derivados do petróleo na composição (como nonilfenol ou etoxilado, considerados os mais poluentes);
  • a embalagem também deve ser feita de material reciclável,

Para que o produto seja 100% natural, além de base vegetal, ele precisa seguir esses requisitos. Assim, você não corre o risco de comprar produtos anunciados como biodegradáveis mas que não são naturais, pois possuem subprodutos do petróleo.

Melhor para a saúde

Os produtos base vegetal naturais dificilmente causam alergias ou intoxicações, com isso, pessoas com sensibilidade respiratória ou na pele ficam mais protegidas.

Essa também é uma vantagem se em sua casa existem crianças ou animais, uma vez que eles costumam ser sensíveis a cheiros fortes. Outra grande vantagem dos base vegetal é que eles são mais econômicos, pois rendem mais.

Economia e eficiência

Mesmo que um produto convencional tenha o preço mais baixo, optar pelo de base vegetal vale mais a pena. Utilizando menor quantidade, você consegue limpar com a mesma eficiência, ou seja, ele vai durar mais tempo. E como não são petroquímicos, esses produtos protegem e limpam as superfícies sem causar danos.

Pronto! Agora você já tem todas as dicas para fazer uma limpeza completa no quarto de casal com a ajuda de produtos naturais de base vegetal. Se você tem interesse em saber mais sobre como aliar limpeza e saúde, que tal ler o post que aborda benefícios dos produtos hipoalergênicos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This