passo-a-passo-aprenda-como-lavar-louca-corretamente.jpeg

Passo a passo: aprenda como lavar louça corretamente

Para muita gente, a hora de lavar louças é um dos piores momentos do dia. Isso porque, muitas vezes, os erros durante o processo fazem com que essa tarefa se torne um verdadeiro pesadelo. Mas afinal, você sabe como lavar louça corretamente?

Louça acumulada, panelas engorduradas, mãos ressecadas e ralo entupido são só alguns dos motivos que justificam a famosa enrolação na hora de encarar a pia. No entanto, adiar a tarefa só piora a situação e acumula mais serviço. O jeito é respirar fundo e ir à luta!

Para tornar a batalha menos árdua, comece corrigindo os erros mais comuns. De imediato, você perceberá como o ato de lavar a louça fica mais prático e ágil, além de evitar o desperdício de água ou reações alérgicas por conta da utilização de produtos de limpeza inadequados.

Quer saber como? Acompanhe, neste post, 6 passos detalhados e aprenda a lavar a louça de maneira correta e sustentável, preservando seu tempo, sua saúde e o meio ambiente!

1. Jogue fora os restos de comida

Retirou a mesa e guardou o restante na geladeira? Ok! Hora de esvaziar os pratos jogando fora os restos de comida antes de sair colocando tudo sobre a bancada da pia. Essa tarefa pode parecer óbvia, mas saiba que empilhar os pratos com restos de comida ainda é um erro muito comum.

Além de precisar interromper o serviço para ir à lixeira toda hora que encontrar um prato com restos de alimento, você ainda corre o risco de entupir a pia com o excesso de comida que pode cair dentro da cuba. Por isso, é fundamental conferir toda a louça antes de abrir a torneira.

2. Organize a louça conforme o tamanho da pia

Outro erro bastante comum é empilhar todos os itens dentro da cuba e da bancada da pia sem qualquer critério de separação da louça. Isso atrapalha muito o processo. Afinal, louça bagunçada e empilhada de qualquer maneira dá a impressão de que a quantidade a ser lavada é quase o dobro. E é aí que bate o desânimo, não é?

Portanto, separe a louça conforme o tamanho da pia para facilitar o manejo e evitar quebrar alguma coisa. Coloque os itens maiores por baixo, servindo de apoio aos potes e talheres. Copos podem ficar em volta ou dentro da pia. Se for preciso, deixe as panelas no fogão enquanto termina uma parte do serviço.

Lave um grupo de cada vez e não se esqueça de fechar a torneira enquanto ensaboa e esfrega. O planeta agradece!

3. Utilize detergente hipoalergênico

Se o seu problema com o ato de lavar louças é o fato de sempre terminar a tarefa com as mãos ressecadas ou descascando, saiba que isso se deve ao erro mais grave do processo: não utilizar o detergente correto.

O detergente ideal para lavar louças precisa ser hipoalergênico — testado dermatologicamente — e ter base vegetal. Essa é a única forma de prevenir alergias e evitar danos ao meio ambiente, já que a formulação dos detergentes tradicionais é bastante agressiva.

Ao contrário dos detergentes convencionais, os produtos hipoalergênicos — naturais  — são fabricados com matéria-prima 100% vegetal. Isso significa que não existem elementos petroquímicos em sua fórmula, tornando-os uma opção saudável e sustentável.

Outra dica é dissolver algumas gotas do produto em um recipiente com água, jogar sobre a louça e deixar de molho por alguns minutos, já que a gordura leva um tempinho para se soltar.

Além de evitar desperdício, essa medida agiliza o trabalho, pois enquanto você guarda a toalha de mesa ou os itens que não foram utilizados, por exemplo, a gordura da louça vai se soltando dentro da pia.

4. Comece pelos itens menos sujos

Esse passo é fundamental! Se você inverter a ordem e começar o serviço pela panela mais engordurada da pia, por exemplo, a gordura se espalhará para os demais itens, dificultando todo o processo.

Portanto, siga esta sequência: copo, talher, prato, potes e, por último, panelas e travessas. Você pode também esquentar um pouco de água para deixar de molho os itens mais engordurados. A água quente faz com que a gordura se desprenda com mais rapidez.

5. Deixe a louça escorrer bem antes de secá-la manualmente

Sabe aquela história do “eu vou lavando e você vai secando”? Esqueça isso! Secar louças imediatamente após o enxágue é uma tarefa muito difícil e que aumenta consideravelmente a chance de você quebrar algum item, já que a louça ainda está muito molhada.

O ideal é colocar tudo no escorredor e deixar que as louças escorram naturalmente por alguns minutos. Só depois de eliminar esse excesso de água é que você pode partir para a secagem manual. E lembre-se: nada de panos que soltam fiapos.

6. Troque a esponja regularmente

Não adianta fazer tudo certo e errar no mais importante: a esponja. Você sabia que as buchas e os panos de pia são os itens mais propensos ao acúmulo de bactérias em toda a cozinha?

Pois é! Isso acontece porque tanto a esponja como o pano estão o tempo todo em contato com restos de alimentos. Por isso é tão importante trocá-los semanalmente. Caso contrário, em vez de lavar a louça, você estará apenas retransmitindo bactérias.

Sobre a limpeza diária da esponja, para matar os germes é ideal lavá-la com água em temperatura superior a 60 graus, deixando-a escorrer bem e guardando-a em local seco.

Quanto ao modelo mais indicado, prefira aquelas esponjas com propriedade antirrisco em vez das tradicionais buchas de lado verde e amarelo. Isso porque o lado amarelo não limpa bem e o lado verde é muito áspero, podendo estragar peças de vidro, acrílico ou teflon.

Via de regra, o ideal é nunca acumular louça na pia. Mas, se você precisar adiar a tarefa por algumas horas, não se esqueça de encher os recipientes com água. Caso contrário, além de dificultar a retirada da gordura, você ainda terá que lidar com formigas ou outros insetos indesejados na cuba.

Você viu que seguindo corretamente esses passos é possível transformar o serviço diário de lavar louças em algo muito mais prático e ágil, mandando embora de vez o fantasma da pia lotada, não é mesmo?

Agora que você aprendeu como lavar louça da melhor maneira possível, confira outros erros imperdoáveis nas tarefas domésticas e garanta uma casa limpa, protegida e muito mais saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This