quer-saber-como-deixar-a-casa-cheirosa-clique-aqui-e-descubra.jpeg

Quer saber como deixar a casa cheirosa? Clique aqui e descubra!

Nada como uma casa cheirosa e limpa! Mas você sabe como deixar os ambientes de sua residência mais perfumados e agradáveis? Existem várias formas de contribuirmos para isso, e muitas delas envolvem produtos naturais, como cravo, canela, anis e casca de laranja.

Podemos fazer soluções com esses produtos e borrifar pela casa, ou mesmo utilizar um difusor com varetas, vendido em lojas especializadas. A dica é, antes de qualquer coisa, pensar: qual o cheiro que você gostaria que sua casa tivesse? Assim, você poderá escolher o que mais tenha a ver com você e com seu lar!

Antes de mais nada, além de estar limpa, a casa deve ter ar circulando, do contrário, terá cheiro de mofo, que é difícil de ser disfarçado. Por isso, abra todos os dias suas janelas e deixe o sol entrar!

Continue sua leitura, pois vamos lhe dar algumas boas sugestões para que você torne seu ambiente doméstico o mais cheiroso e agradável possível!

1. Balde de cravos

Gosta do cheiro de cravos? Que tal deixar sua casa com esse cheirinho agradável? Uma boa dica é pegar um “baldinho” ou uma vasilha de vidro e colocar vários cravinhos — aqueles usados para fazer doces. Deixá-los dessa maneira já cria um aroma agradável, mas se você quiser potencializá-los, é só pingar diariamente uma ou duas gotinhas de essência dentro da vasilha, sobre os cravos. Caso você não ache a essência, é possível fazer um chá bem concentrado, cerca de 10ml, e borrifar no balde de cravos. Você pode também borrifar esse chá no ambiente!

Outra forma de espalhar esse aroma pela casa é colocando um punhado de cravos em 50ml de álcool, e deixar a mistura descansando por 48 horas em um pote fechado. Depois, é só borrifar no baldinho de cravos e nos espaços da casa.

2. Aroma de eucalipto

Muitas pessoas apreciam muito o aroma de eucalipto. Se você é uma delas, vai gostar dessa ideia! Compre o eucalipto fresco em feiras ou lojas especializadas e, em casa, coloque alguns raminhos em um vaso — ele deixa o ambiente com um frescor bem aconchegante. No entanto, se quiser um cheiro mais intenso, ferva algumas folhas e borrife pela casa. Esse chá serve também como purificador de ar — ele é bactericida e faz bem para as vias aéreas.

3. Óleos essenciais

Óleos essenciais são uma ótima alternativa para deixar a casa cheirosa, pois contam com uma grande variedade de aromas e podem ser utilizadas de diversas formas. Uma elas seria pingar algumas gostas na água que estiver usando para limpar a casa. Um outro método seria misturar a o óleo essencial com álcool de cereais e água filtrada.  É importante também que para isto sejam utilizados óleos essenciais e não essências sintéticas que são derivadas de petróleo e podem causar alergias. 

Para essa ideia, você pode usar um difusor de aromas, que é um pote com algumas varetas (ou palitos de churrasco), encontrado em casas que vendem essências sintéticas e óleos essenciais. A proporção é 20ml de água para 130ml de álcool. Coloque o difusor em algum ambiente de sua casa — o aroma vai impregnar as varetas, que, por sua vez, vão espalhar o cheirinho.

4. Vela na casca de laranja para deixar a casa cheirosa

Essa dica vai deixar sua casa muito cheirosa. Você terá que cortar a laranja ao meio e retirar todo o seu miolo, deixando apenas aquele fiozinho do meio. Após limpá-la completamente, adicione óleo ou azeite até ¾ da laranja. Deixe-a descansar por 45 minutos — a fruta vai absorver parte desse óleo. Passado o tempo previsto, acenda a laranja pelo fio que restou no centro. Deixe queimando por 2 a 3 minutos. Assim que ficar escuro, sua vela estará pronta. O óleo permanecerá líquido.

5. Flores e folhas secas

Em uma vasilha, distribua algumas folhas e flores secas e acrescente gotas de essência. A essência vai entranhar nas folhas e flores e espalhar sua fragrância pela casa. Esse método deixa os ambientes cheirosos por muito tempo, já que as essências exprimem uma fragrância concentrada.

6. Sachês para gavetas e cantinhos da casa

Você mesma pode confeccionar saquinhos de pano para perfumar a casa. Esses sachês podem ser colocados dentro das gavetas para deixar os armários bem cheirosos, bem como em cantinhos da casa. Monte saquinhos com pedacinhos de canela em pau e cravo da índia.  Saches feitos com as flores da lavanda também são muito agradáveis.

Além de perfumar os ambientes, eles vão contribuir para evitar mofo em locais úmidos ou que ficam fechados por muito tempo.

7. Vasinhos de hortelã

Se você gosta de cultivar plantinhas em casa, não deixe de ter hortelã. Além de enfeitar a casa, essa erva perfuma o ambiente e ainda é muito útil na cozinha, usada como tempero e na forma de chá. É uma planta bem fácil de ser cultivada, bastando ser regada de vez em quando. Se você tiver em casa alguns vasinhos, certamente eles espalharão o cheirinho agradável da planta pela residência.

Para que todos esses métodos funcionem bem, é fundamental que a sua casa esteja sempre limpa. Carpetes e cortinhas absorvem mau cheiro e, por isso, devem ser limpos com frequência. Mantenha sua casa sempre arejada, permitindo que o ar circule e que os raios de sol incidam em algum momento do dia no ambiente. Isso vai evitar o cheiro de mofo e a umidade.

Além disso, se você é uma pessoa alérgica, evite os sprays, vendidos em supermercados e farmácias — eles têm o cheiro muito forte e podem causar reações alérgicas. O ideal para seu caso seria um produto hipoalergênico, que é livre de substâncias nocivas, tendo uma probabilidade menor de desencadear alguma reação no corpo.

Você gostou do nosso post sobre como manter sua casa cheirosa? Gostou das dicas? Lembrou-se de mais alguma sugestão? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente e com os demais leitores suas ideias sobre o tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This