voce-sabia-existe-produto-de-limpeza-que-nao-agride-o-meio-ambiente.jpeg

Você sabia? Existe produto de limpeza que não agride o meio ambiente

Quando falamos em sustentabilidade e preocupação ambiental, logo vêm à cabeça assuntos como reciclagem e consumo consciente. Mas, dentro dessa extensa gama de mercadorias disponíveis nas prateleiras do mercado, pouca gente sabe que o produto de limpeza também pode ser ecologicamente correto.

Sabia que, ao comprar aqueles materiais de limpeza convencionais, você contribui para a emissão de poluentes tóxicos aos ecossistemas, contaminando o solo, a água e o ar? Pois é. Por isso, é preciso expandir a consciência também quanto à limpeza da casa.

Preparamos este post justamente para te ajudar a fazer uma compra inteligente. Aqui, você vai conhecer os produtos de limpeza ecologicamente corretos, bem como suas formulações e os benefícios para a natureza e para sua saúde. Acompanhe!

Qual tipo de produto de limpeza não agride o meio ambiente?

A regra básica para saber se o produto de limpeza não é prejudicial ao meio ambiente é checar no rótulo se ele é de base vegetal e biodegradável. O material que recebe essa denominação é aquele que não apresenta derivados do petróleo em sua formulação, o que o torna menos agressivo à natureza e à sua saúde.

Os produtos convencionais, por sua vez, são compostos por elementos petroquímicos capazes de alterar a estabilidade natural dos ecossistemas. Quando descartadas, essas substâncias afetam principalmente a oxigenação da água, prejudicando também a fauna e a flora aquáticas e, claro, o saneamento urbano. Grave, não é mesmo?

Os materiais base vegetal e consequentemente biodegradáveis surgiram justamente para frear esse descarte tóxico, já que se decompõem por completo e rapidamente na natureza, sem a emissão de poluentes.

Isso é possível porque, além de não possuírem elementos derivados do petróleo em sua fórmula, os de base vegetal são fabricados com matéria-prima 100% vegetal.

No caso dos produtos de limpeza naturais, as matérias primas são de fontes vegetais, como óleo de coco, mamona, e óleos vegetais e óleos essenciais.  Quanto à eficiência, não se preocupe: ela é garantida. Basta nos lembrarmos do poder do sabão de coco para limpar, desengordurar e clarear.

Por que é vantajoso comprar materiais de limpeza base vegetal e biodegradáveis?

Como dissemos, o propósito dos biodegradáveis é se decompor mais rapidamente na natureza. Vimos também que isso acontece justamente por sua formulação vegetal, que é facilmente degradada pelos componentes biológicos naturais do meio, o que não ocorre com os produtos convencionais.

Mas, para além de garantir a estabilidade dos ecossistemas e a preservação do meio ambiente, comprar produtos de limpeza biodegradáveis é vantajoso para o bolso e a saúde. Saiba por que:

Rendem mais e limpam melhor

À primeira vista, os naturais de base vegetal e biodegradáveis podem até custar um pouco mais. Porém, o custo/benefício é incontestável, já que o rendimento é maior em relação aos produtos convencionais: ele limpa mais — e melhor — usando menos.

Isso acontece porque as opções sustentáveis são mais concentradas e vêm com indicação da dosagem exata para o uso, evitando o desperdício. Além disso, como fazem menos espuma, reduzem também o consumo de água durante a limpeza.

O ato de fazer espuma, inclusive, não tem nada a ver com a eficácia da limpeza, como muita gente pensa. É justamente o contrário: quanto mais elementos petroquímicos o produto possuir em sua fórmula, mais espumoso ele será e, consequentemente, mais poluente também.

O princípio ativo de limpeza dos base vegetal e biodegradáveis é outro. O tensoativo da fórmula funciona assim: de um lado, atrai as moléculas de água e, do outro, as moléculas de sujeira, favorecendo a completa remoção das impurezas.

Não agridem sua saúde

Mãos ressecadas, olhos vermelhos e nariz irritado. Quem nunca teve esses sintomas ao limpar a casa com produtos convencionais? Pois é. Com os materiais de limpeza de base vegetal isso não acontece.

Isso porque, além de possuírem base vegetal, essas opções são também hipoalergênicas. Ou seja: não possuem, em sua fórmula, componentes que possam desencadear alergias.

Para garantir que o produto das prateleiras do mercado seja biodegradável — de formulação natural — e hipoalergênico, é preciso conferir o rótulo com as informações do fabricante e com o selo de certificação de credibilidade.

Ainda assim, tome cuidado com fraudes, pois algumas mercadorias são vendidas com rótulos de biodegradável e, na verdade, não são de base vegetal.  Nesses casos, geralmente, o fabricante usa tensoativos biodegradáveis petroquímicos.

Portanto, o ideal é sempre procurar por empresas especializadas na hora de fazer a compra. Só assim você tem a garantia de que está adquirindo um produto de confiança: base vegetal, biodegradável e de eficácia garantida.

Natural, orgânico ou hipoalergênico: quais são as diferenças?

Ao longo deste post, classificamos vários tipos de materiais envolvendo a sustentabilidade, a preocupação ambiental e o consumo consciente. Para deixar ainda mais claro o significado de cada uma dessas classificações, preparamos um pequeno glossário de produtos que não agridem o meio ambiente. Acompanhe:

Naturais

Um produto pode ser biodegradável, mas não necessariamente natural. Para ser considerado natural, ele deve se originar de uma matéria-prima 100% vegetal, sem qualquer adição de elementos químicos à fórmula durante a fabricação, como corantes ou conservantes.

Hipoalergênicos

Quando falamos em saúde, os hipoalergênicos de base vegetal são as opções mais seguras do mercado, podendo ser utilizados pela maioria da população. A fabricação desse produto consiste basicamente em retirar de sua formulação o máximo possível de elementos que tendem a causar qualquer alergia, prevenindo as reações mais comuns.

Para manter a eficácia dos materiais do tipo, as substâncias alérgicas são substituídas por agentes diferenciados, mas de mesmo princípio ativo.

Agora que você já sabe tudo sobre produto de limpeza ecologicamente correto, será mais fácil fazer uma compra inteligente. Assim, é possível cuidar da saúde de sua família, economizar e preservar o meio ambiente!

Quer ficar por dentro de tudo o que envolve sustentabilidade e produtos naturais? É só assinar a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This